sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Tipos de Empresas Farmacêuticas

Indústria Farmacêutica

A Indústria farmacêutica é responsável por produzir medicamentos. É uma atividade licenciada para pesquisar, desenvolver, comercializar e distribuir drogas farmacêuticas.
Áreas de atuação do farmacêutico na indústria: Indústria Farmacêutica e de Produtos Veterinários, Industrialização de medicamentos alopáticos, Industrialização de medicamentos fitoterápicos, Industrialização de medicamentos homeopáticos, Biotecnologia, Indústria Cosmética, Indústria de Alimentos e Indústria de Produtos Domissanitários.
Atribuições do farmacêutico na indústria: Produção, garantia da Qualidade, controle de Qualidade físico-químico e microbiológico, pesquisa Clínica, Farmacovigilância, Cosmetovigilância e Tecnovigilância.


Farmácia comercial

O farmacêutico comunitário é aquele que atende o paciente ou atende diretamente no balcão de uma farmácia comunitária, drogaria, ambulatório ou serviço de atenção primária.  Ele analisa a conformidade das prescrições e dispensando os medicamentos, seguido de orientações quanto ao uso racional dos fármacos e adesão à terapêutica. Realiza ainda ações de atenção farmacêutica ou acompanhamento farmacoterapêutico.
O farmacêutico comercial é o corresponsável pela qualidade dos medicamentos dispensados, obedecendo desta maneira, as boas práticas de armazenamento e dispensação. Tem a função, ainda, de escriturar o livro de registro de medicamentos controlados ou sistema informatizado, prestando contas às autoridades sanitárias.  A Legislação Brasileira obriga todo local de dispensação de medicamentos terem um farmacêutico responsável durante o período de funcionamento do estabelecimento.


Farmácia Hospitalar

 A Farmácia Hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares. É igualmente responsável pela orientação de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre à eficácia da terapêutica, além da redução dos custos, voltando-se também para o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional. O farmacêutico tem, portanto, uma importante função clínica, administrativa e de consulta.






Farmácias de manipulação

O farmacêutico magistral utilizando-se de seus conhecimentos de farmacotécnica, é o responsável pela manipulação de medicamentos nas farmácias magistrais, de manipulação ou também conhecidas como galênicas. Respeitando as normas de boas práticas de manipulação (publicada por autoridades sanitárias), produz medicamentos que têm como grande atrativo a possibilidade de serem obtidos de forma personalizada (tanto na dose, quanto na forma farmacêutica), e poder alterar componentes, de fórmulas industrializadas, que causem alergias em alguns pacientes.




Análises clínicas

O farmacêutico, quando está no ramo dos laboratórios de análises clínicas, atua na realização de exames toxicológicos, laboratoriais, gerenciamento de laboratórios, assessoria em análises clínicas, pesquisa e extensão, garantia e controle de qualidade dos laboratórios de análises clínicas, magistério superior e planejamento e gestão no setor.






Vigilância Sanitária

São as ações de fiscalização onde o farmacêutico pode atuar. É proporcionar o controle de qualidade de atendimento, fiscalizar os medicamentos vendidos, verificar se os estabelecimentos seguem as normas, entre outras ações de monitoramento.





Transporte e distribuição

 A preocupação das agências de saúde estipulou a obrigatoriedade do farmacêutico nas distribuidoras de produtos farmacêuticos, farmoquímicos e produtos de saúde. O trabalho consiste em fiscalizar a carga e descarga dos produtos; a temperatura correta do veículo; controle da umidade; controle de pragas e vetores de doença; documentação necessária; validade, lote, armazenamento, automação, etc. Assim, o farmacêutico das áreas de transporte organiza e implanta o manual de boas práticas de transporte de acordo com a legislação vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário